BLOG

3 dicas para sua construtora crescer no primeiro semestre de 2019

Atualizado: 29 de Nov de 2018




Independente de qual seja o setor comercial em que a sua empresa está inserida, não há dúvidas de que, como empreendedor, o seu maior desejo é que ela continue a crescer diariamente, não é mesmo? Quando se trata do mercado de construção civil então, essa tarefa pode implicar inúmeras responsabilidades e exigir muito investimento, afinal, esse é um ramo altamente competitivo.

Adquirir uma sólida carteira de clientes, otimizar seus processos e ter um bom planejamento de negócios são apenas algumas das medidas que seu negócio precisa para crescer, se desenvolver, acompanhar o mercado atual e atender às necessidades do consumidor moderno.

Por isso, no post de hoje, iremos abordar algumas dicas úteis para sua construtora crescer neste primeiro semestre. Continue lendo para conferir!


1. Planeje e gerencie o cotidiano

Como empresário, você deve estar mais do que ciente de que sem um bom planejamento de negócios, não se chega a lugar nenhum, correto? Na verdade, planejar é importante para se realizar qualquer tarefa em que você pretenda obter sucesso; seja realizar uma festa, organizar uma viagem ou alcançar melhores resultados para sua empresa.


Independente da tarefa que você deseja realizar, o primeiro passo do planejamento é organizar suas ideias e fazer algumas perguntas a si mesmo:


Qual a real situação de minha empresa neste momento? Qual o potencial de crescimento de minha empresa? Qual o objetivo que quero alcançar? Existem diferenciais que podem ser explorados e oferecer vantagem competitiva? Meu produto/serviço oferece possui qualidade o suficiente para competir com a concorrência? Tenho investido o suficiente para que os objetivos se tornem realidade? Estou efetuando uma gestão empresarial adequada?Estou explorando todas as opções de otimização de processos que minha empresa pode usufruir?


2. Otimize os processos da empresa

Otimizar processos é uma medida que tem como principal objetivo reduzir gastos ou desperdício de recursos e esforços necessários para se desempenhar uma determinada tarefa.


Em outras palavras, é o ato de eliminar tudo que é desnecessário para se alcançar um objetivo, afinal, só desperdiçamos tempo ou dinheiro corrigindo erros se eles existirem.

O passo a passo para se otimizar processos na empresa é:

1. Identificar

Primeiro, identifique quais processos em sua empresa estão exigindo mais trabalho ou custando mais do que realmente deveriam. Quais procedimentos não estão alcançando os resultados almejados ou causando insatisfação em seus clientes.

2. Ponderar

Nesse passo, coloque o raciocínio lógico em prática e questione se existem melhores formas de realizar o procedimento que precisa ser otimizado.

3. Otimizar

Após identificar os processos que precisam de melhorias e analisar suas opções, é hora de colocar os planos em prática. Elimine tudo que for desnecessário para o crescimento da empresa e invista naquilo que trouxer melhorias.

Essas atitudes podem ser tomadas sempre e em todos os âmbitos da sua empresa, promovendo um ciclo de melhoria contínuo.


3. Use a tecnologia a seu favor

Na era da tecnologia e da globalização da internet, empresas que não sabem utilizar soluções inovadoras e tecnológicas a seu favor tendem a sucumbir ao mercado e sua competitividade. Nele, o consumidor é cada vez mais exigente e possui inúmeras opções, caso não esteja satisfeito com seu produto ou serviço.


Hoje, podemos contar com softwares de gestão que oferecem inúmeras soluções para construtoras, imobiliárias e incorporadoras. Portanto, não há necessidade de comprometer o desempenho do negócio, desperdiçando tempo e recursos ao efetuar processos por meio de métodos obsoletos.


Dentre os benefícios que a tecnologia pode oferecer a sua construtora, está um ERP de gestão empresarial e financeira especializado em empresas do setor de construção civil, que pode ser integrado ao seu sistema, permitindo que:

Todo o setor financeiro da empresa seja automatizado;A taxa de inadimplência seja reduzida, através de um sistema especializado em cobrança automática de créditos ativos pendentes;Seus clientes possam:Ter total acesso à situação financeira;Emitir segunda via de boletos;Acessar extratos;Realizar pagamentos e muito mais.Sua empresa tenha total controle de seus recebíveis.


Além disso, um software ERP permite reduzir riscos na gestão financeira e facilitar a tomada de decisões administrativas. Quer continuar recebendo dicas e novidades sobre o mercado de construção civil? Então não deixe de acompanhar o blog da Marox!

Acompanhe nossas

redes sociais:

  • Instagram - Black Circle
  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon

© 2018 por Marox. Orgulhosamente criado por Ikaro Antonio

sm_5aeee50119d75.png